Rio by Night

por

 

Fred Furtado, Paulino Soares & Patati

Desde 23 de novembro de 2001

English version

Em junho de 1993, Paulino Soares e eu, Fred Furtado, viramos a noite escrevendo uma proposta de 13 páginas para um suplemento do jogo de rpg Vampire: The Masquerade (V:TM). O suplemento descreveria a cidade do Rio de Janeiro no World of Darkness (Mundo das Trevas), a ambientação dos jogos publicados pela White-Wolf. Nossa idéia era aproveitar a visita de Mark Rein-Hagen, criador do jogo, ao Brasil e entregar a proposta em mãos. Com este intuito, fomos no dia 3 de junho `a loja de quadrinhos Point HQ, em Ipanema, onde Mark apareceria para dar autógrafos. Nosso objetivo foi alcançado e Mark ficou de ler a proposta e fazer comentários.

Nos encontramos novamente nos dias que se seguiram, quando ele nos disse ter gostado da proposta e fez várias sugestões para melhorá-la. A reação positiva de Mark deu início ao processo de transformar a proposta num suplemento oficial para V:TM, chamado Rio by Night. A coordenação do projeto ficou a cargo da Editora Devir, que era a representante da White-Wolf aqui no Brasil. O elemento de ligação entre nós e a Devir foi Thaddeu Blanchette, que funcionou como uma espécie de sub-editor e chegou a escrever uma pequena parte do projeto. Patati, roteirista de histórias-em-quadrinhos, se juntou ao projeto nessa época.

Infelizmente, o projeto acabou não dando em nada devido a uma série de motivos que não vale a pena discutir aqui. Todo o material que escrevemos ficou parado no meu computador nos últimos anos. A White-Wolf parece ter aproveitado uma ínfima parte na seção sobre o Brasil do suplemento A World of Darkness 2nd Edition. Fora isso, nada mais parece ter sido feito com o material. Em comum acordo, nós os autores, decidimos disponibilizar os textos na internet, para que os fãs do jogo possam aproveitá-lo.

Nos links abaixo, vocês encontrarão tudo que foi produzido naquela época, incluindo a proposta original, cuja história foi alterada durante o desenvolvimento do suplemento. Outras alterações que foram feitas por determinação da White-Wolf incluem a inclusão de um Methuselah e a diminuição da importância de outras criaturas sobrenaturais (lobisomens, espíritos, fadas etc) a fim de manter a identidade do suplemento. A filosofia do trabalho era a de que “é mais fácil cortar texto, do que inventar mais.” Esse é o motivo para a abundância de material nas seções de história e personagens. Esse é também o motivo de algumas inconsistências que vocês sem dúvida encontrarão nos textos, incluindo a proposta original.

Por enquanto, só há texto, mas temos a intenção de acrescentar mais material a esta página, na forma de mapas, imagens etc. Isso vai depender do nosso tempo, obviamente, mas dê um pulo aqui de vez em quando e você é capaz de encontrar algo novo.

Concluindo, esperamos que vocês façam uso deste material em suas campanhas ou, simplesmente, divirtam-se um pouco com a nossa visão da Cidade Maravilhosa no Mundo das Trevas.


The Proposal - A proposta original entregue a Mark Rein-Hagen.

Introduction - Material equivalente ao primeiro capítulo do livro.

Geography - A descrição da cidade.

History - A história do Brasil e do Rio no Mundo das Trevas.

Rio Compact - Também conhecido como o Tratado do Rio.

Movers and Shakers - Os poderosos e influentes do Rio de Janeiro (este arquivo era muito grande para uma página, por isso eu o compactei).

Coterie - Uma lista das coteries do Rio.

Background - Uma característica específica do Rio de Janeiro,White Hand Membership e uma nova bloodline, os Ajé Olo.


 

On June 1993, Paulino Soares and I, Fred Furtado, burned the midnight oil writing a 13-page sourcebook proposal for the Vampire: The Masquerade (V:TM) rpg game. The sourcebook would describe the city of Rio de Janeiro in the World of Darkness, the setting for the White-Wolf games. Our idea was to take advantage of game designer Mark Rein-Hagen's visit to Brazil and deliver the proposal directly to him. With that in mind, on June 3rd we went to the comic book shop Point HQ, in Ipanema, where Mark would show up to sign autographs. We attained our goal and Mark promised to read the proposal and make some comments.

We met again on the following days, when he said he liked the proposal and made several suggestions to improve it. Mark's positive reaction started the process of transforming the proposal into an official sourcebook for V:TM, called Rio by Night. The project coordination was left to Editora Devir, White-Wolf's representative in Brazil. The liaison between us and Devir was Thaddeu Blanchette, who worked as a kind of sub-editor and even wrote a small part of the project. Patati, a comic book writer, joined the project at that time.

Unfortunately, the project failed for several reasons not worth mentioning here. All the material we wrote has been lying inside my computer for the past few years. White-Wolf seems to have made use of a tiny part of it in the Brazil section of the A World of Darkness 2nd Edition sourcebook. Aside from that, nothing else was done with it. In agreement, we, the authors, decided to make the texts available on the Web, so that fans of the game could use them.

In the links above, you will find all that was written during that time, including the original proposal that had its history section changed during the development of the sourcebook. Other alterations were made following White-Wolf's determination, like the inclusion of a Methuselah and the decrease in importance of other supernatural creatures (werewolves, spirits, faeries etc) so as to maintain the sourcebook's identity. The philosophy behind the work was “it's easier to cut text, than to create more.” That is the reason for the abundance of material in the History and Movers and Shakers sections. That is also the reason for the inconsistencies you are bound to find in the texts, including the original proposal.

For now, there is only the text, but we intend to add more material to this page, in the form of maps, images etc. This will depend on our available time, of course, but drop by once in a while and you might find something new.

Concluding, we hope you make use of this material in your campaigns or, at least, have fun reading our vision of the Marvelous City in the World of Darkness.


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Bom, divirta-se! E se você quiser, você pode escrever para mim.

 

 

 

Última Atualização: 22-Feb-02

 

 

 

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